sábado, 1 de janeiro de 2011

Aos meus eternos amores



Este blog já está lotado de reclamações sobre o nosso querido Instituto. É que a gente tem sempre mania de destacar as coisas ruins e ignorar as boas. Faz parte, né. Mas hoje eu resolvi fugir do habitual e destacar aquelas coisas boas.
Hoje quero apenas lembrar das pessoas que fizeram parte da minha história ali dentro. Não pretendo citar nomes, se o fizer é porque não deu para segurar mesmo, só a título de esclarecimento.
Foram três longos e bons anos convivendo com a turma 104/204/304 de eletrotécnica. Para as pessoas "de fora", no IFMA não tem novatos, a gente estuda com as mesmas pessoas por 3 anos, é que nem no terceiro grau. Tem apenas os chamados "calouros" que são os do primeiro ano.
Voltando ao raciocínio, alguns saíram, outros nem entraram, muitas coisas aconteceram. Coisas boas, gratificantes. Coisas não tão boas. Quem é que não lembra das aulas- principalmente práticas- do professor Arruda? Era dia de tensão naquela sala! Todo mundo nervoso, desesperado, estudando feito louco! Se não me engano eram às sextas-feiras as aulas dele. Lembro até que já chorei antes da apresentação de um trabalho. Chorei, sim! De nervosismo! Esse professor era [/Joan on] o diááábo! [/Joan off]. Mas não posso negar que foi um dos melhores professores que já tive. É o tipo de professor que te obrigaaa a ir para a aula dele sabendo! Ou vai ou vai. Quem é que não lembra da prova dele em que Túlio Maravilha (ou fofinho) tirou 11 (foi onze? rsrs) ?
E no segundo ano, quando éramos 204 e saímos da condição de calouros. Uauu, que demais! Agora a gente é "recheio"! Grande bosta! kkkk. Mas a gente era feliz assim, né? Nossa, parece que faz um tempão! Vai ver faz mesmo, já estamos em 2011 e isso foi em 2009! (não importa se ainda é o primeiro dia de 2011! Se escrevesse ontem diria "ahh, foi ano passado"...)
Foi neste mesmo ano que conheci a Junior Achievement e participei do programa Miniempresa. Foi uma experiência única e muito divertida, já que praticamente minha sala toda era parte da XaviX S.A. (nossa miniempresa). Seria somente a nossa turma se não fosse uma intrusa (rsrs) mais conhecida como Juliana de eletrônica!
No final das contas adoreiii conhecer essa intrusa e me aproximar dela. Parece que eu descobri que era possível interagir com outras turmas e perdi o medo de fazer isso. Não sei se isso ocorreu totalmente durante o segundo ano. Talvez em parte no terceiro e talvez já fosse tarde de mais para isso. Há pessoas que eu deveria ter me aproximado antes e não o fiz. Pessoas maravilhosas que perdi a oportunidade de desfrutar da companhia. Mas, isso com certeza vou levar comigo como lição de casa.
Lembro de ouvir Juliana Martins (a intrusa) dizer que achava muito legal a nossa turma e que éramos muito unidos! Me orgulhava disso. Alguns calouros até diziam que éramos "insociáveis" porque não éramos muito interagidos com eles. Também, né! Pudera! No primeiro ano éramos a única turma de calouros que estudava a tarde! Nos sentimos excluídos! Isso é uma puta falta de sem vergonhice (como diria a tia que foi atravessar a rua comigo na porta do IFMA e os carros não parávam - estávamos na faixa que deveria ser usada pelos pedestres)!
Mas isso foi no segundo ano...infelizmente no terceiro ano começaram a formar-se os famosos "grupinhos". Fato que foi trágico, já que eu não me sentia parte de nenhum grupinho. Mas depois descobri também que eu poderia fazer parte de todos os grupinhos. Que em cada um deles eu encontrava uma parte de mim. E assim fui levando.
Muitas amizades foram fortalecidas, outras infelizmente esquecidas e/ou perdidas...àqueles amigos que éram mais amigos e que hoje estão um pouco afastados...perdoem-me se foi por falha minha! Apesar de tudo acho que coisas desse tipo são inevitáveis...mais uma vez citando Vinícius de Moraes: "E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles."
Enfim, foram anos turbulentos (principalmente o terceiro com o vestibular), porém maravilhosos e deleitantes (se é que existe flexão semelhante do verbo "deleitar")! Só tenho a agradecer à companhia de TODOS vocês! Obrigada por fazerem do meu ensino médio um espaço no tempo bastante memorável!
P.S.¹ eu amo vocês! T-04 Eletrotécnica e porque não população cefetiana em geral?! s2;
P.S.² "a saudade só não mata porque tem o prazer de torturar." (autor desconhecido, frase roubada de Lina);
P.S.³ não sei se falo por todos, mas falo por mim.
P.S.³+¹ Lina e Rayssa não fiquem com ciúmes, suas ciumentas! Eu amo vocês.

Por: Bárbara César

6 comentários:

  1. VAleww BAdeeeeÊEêêEÊÊ^! fikou massa !
    mto lindo *-*! ^^

    ResponderExcluir
  2. hum... kem fikou com ciumes fui eu...
    fui generalizado... ramon sofre +1 vez

    adorei a postagem
    bade a menina inspirada...

    bjs
    vou sentir sua falta esse ano

    ResponderExcluir
  3. "Quem é que não lembra das aulas- principalmente práticas- do professor Arruda? Era dia de tensão naquela sala! "

    trocadilho involutário mode on, rs

    ResponderExcluir
  4. "Mas isso foi no segundo ano...infelizmente no terceiro ano começaram a formar-se os famosos "grupinhos". Fato que foi trágico, já que eu não me sentia parte de nenhum grupinho. "

    FOREVERALONE! hahaha

    ResponderExcluir
  5. UAHSDUAHSDUAH, e ah, eu fui CONVIDADA a participar da J.A. por mário ok? MORRA de inveja, ahahah

    own bade, sorte que temos o NEXA e o MESSEGER para continuarmos unidas hein? sem contar que voce tem um blog now, rs

    beijo, love u. ♥

    ResponderExcluir
  6. Tu sempre pertencerá a algum lugar enquanto eu estiver aqui KKKKKKKKKKKKKKKKK, te amo amiga *-*

    ResponderExcluir