quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aprender a viver


Muitas pessoas não vivem atualmente, apenas sobrevivem, pois muitas vezes esquecem o sentido de viver e acabam sendo “robotizadas”, ou ainda ignoram a possibilidade de aprender a viver.
Qual o sentido de viver? Será que as pessoas têm tempo para parar e pensar a respeito do sentido de suas vidas? Se você nunca fez isto, pare um pouco o que está fazendo agora, e pense na seguinte situação: Um trabalhador comum que é chamado “colaborador” em uma empresa multinacional e sai de casa às seis da manhã, voltando às sete horas da noite. Esta pessoa tem vários benefícios, tais como plano de saúde, auxílio maternidade, auxílio viagem, auxílio meupaimorreu, enfim... uma sorte de pontos considerados positivos na sua vida coorporativa. Será que este funcionário (ou melhor, colaborador) vai querer gastar seu “tempo precioso” pensando no que está sendo feito da sua vida? Para pensar se aquilo que ele faz é certo ou errado? A resposta é não, ele não vai. A esta altura ele já entrou nos padrões da empresa, já se encaixou, se sente satisfeito e tudo o que faz é voltado para o bem da empresa. Não tem vida própria, apenas sobrevive.
“Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender”. É o que diz um provérbio popular que se encaixa perfeitamente no exemplo anterior. Apesar disto, há quem acorde para a vida e perceba que ela não se resume a isto, que há muito mais coisa pela frente e que o destino não é somente esperar a aposentadoria para começar a fazer aquilo que lhe dá gosto. É como na Lei dos Sexagenários. De que adianta a um escravo ser liberto aos 65 anos de idade, depois de uma vida inteira de trabalho e sofrimento? Aos 65 anos de idade o escravo não tinha mais forças, já estava com inúmeros problemas de saúde e não lhe restava mais nada da vida, a não ser esperá-la acabar.
Diante dos fatos apresentados, perceba que ainda há tempo para deixar a ignorância de lado, abrir os olhos para a vida, aprender como ela deve ser vivida e mergulhar de cabeça na felicidade.
Por: Bárbara César

7 comentários:

  1. Olá Bárbara!
    Adorei o texto e concordo com você, hoje em dia as pessoas esquecem das coisas simples da vida, coisas pequenas mas que nos proporcionam realmente a felicidade.

    Parabéns pelo blog mais uma vez!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Clícia! Fico feliz em ver seus comentários!
    Abraços, até breve!

    ResponderExcluir
  3. Semelhanças com o tema da redação de Elaine são mera coincidência? kkkkkkkkk
    Ficou ótimo o/

    ResponderExcluir
  4. PS:A relação com a Lei dos Sexagenários foi perfeita! o_____o

    ResponderExcluir
  5. haushuasah, na verdade esta é a minha redação! kkk (naocontapraninguem)
    Obrigada, tbm me surpreendi com a minha capacidade de INTERTEXTUALIDADE! hausha
    Beejo

    ResponderExcluir
  6. Bom texto Barbara!
    Realmente pela correria da sobrevivência acabamos por deixar de lado experiencias que podem nos fazer muitos felizes!
    Agradeço a Deus por trabalhar com o que amo e me que me traz a satisfação de conhecer pessoas como a senhorita.
    Temos que ter um olhar mais amplo sobre a vida e aproveitar as oportunidades de felicidades que nos aparecem!
    Gostei de seu texto continue na escrita!
    Já ganhaste um seguidor!
    '')
    bjs

    ResponderExcluir