terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil = Futebol + Carnaval (?)

Estereótipo: Modelo conceitual rígido que se aplica de forma uniforme a todos os indiviuos de uma sociedade ou grupo,apesar de seus matizes e divergencias. (Dicionário inFormal)

Com certeza todos já ouviram, pelo menos uma vez na vida, algum programa de televisão ou algum amigo/familiar/conhecido proferir as seguintes palavras: “O Brasil é o país do futebol!” ou “ o país do carnaval”.

Bom, devemos concordar que no nosso país existem muitos talentos tanto para o esporte em questão, quanto para preservar os costumes de onde vivemos. Porém, deveríamos nos sentir um tanto ofendidos e não orgulhosos quando ao perguntarmos a um turista o que ele sabe a respeito do Brasil, recebermos uma resposta relacionada ao carnaval & ao futebol.

Espere aí! É só isso mesmo que nós – brasileiros- temos a oferecer? É só isso que nós temos a mostrar ao mundo todo? Enquanto uma cidade inteira pára (que sirva de referência São Luís-MA) para assistir a um jogo de futebol da seleção brasileira no mundial e vibra a cada gol, a cada vitória ou decepciona-se a cada derrota, milhares de pessoas continuam na miséria, nossos políticos- aqueles que nós elegemos, porque vivemos num país onde o voto é obrigatório e muitas vezes votamos simplesmente para não perder o direito de fazer um concurso público ou adentrar em uma universidade federal ou estadual- continuam desviando dinheiro público em benefício próprio, sem falar na educação pública.

Por que não fazer por onde, cumprir com suas obrigações e dar uma boa educação às nossas crianças, governo brasileiro? E aí quem sabe, sermos reconhecidos lá fora, não como “o país do futebol e do samba”, mas como o país em que mais se leem livros, o país número um em educação de qualidade e, literalmente, fome zero.

p.s.:Aqueles que chegaram ao final deste post podem estar pensando que sou uma revoltada da vida, ou alguém que não suporta futebol ou carnaval. Talvez esteja certo, em partes. Porém não pude deixar de vir aqui compartilhar com um ou dois que seja, o que eu penso a respeito deste circo todo em que os palhaços somos nós mesmos: o povo brasileiro.


Por: Bárbara César

4 comentários:

  1. querida, todos nós somos revoltados.
    "Paz, carnaval e futebol não mata não engorda e não faz mal"...claudinha leite quando cantou essa musica não levou em consideração que pelo menos a parte do "Carnaval e futebol" fosse tão explorada. Concordo, devemos ler mais livros. É mesmo de deixar qqr pessoa boquiaberta a cidade todinha parar para assistir um jogo de futebol enquanto a maioria desliga a tv no horario politico.

    ResponderExcluir
  2. Apoiada companheira! rsrs
    Esse povo brasileiro precisa abrir os olhos e enchergar o que estão fazendo com eles!

    ResponderExcluir